O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Para agilizar escoamento de safras, Cândido Mota recupera estrada rural na água do Queixada

A Secretaria Municipal de Obras de Cândido Mota, através do setor de ‘Conservação de Estradas e Pontes’, está realizando serviço de empedramento e construção de camaleões para contenção de águas pluviais.

A Secretaria Municipal de Obras de Cândido Mota, através do setor de ‘Conservação de Estradas e Pontes’, está realizando serviço de empedramento e construção de camaleões para contenção de águas pluviais. Essa fase conclui o serviço que já havia sido iniciado com o levantamento do leito e compactação do solo na estrada ‘Mário Dias da Mota’, a CDM-172 , na água da Queixada. O serviço está sendo realizado através de convênio firmado entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, pelo Convênio do Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento, o ‘Seiaa’.
O secretário Osmarino Ferreira de Brito, que acompanhou o serviço realizado pelos funcionários e maquinários da prefeitura, juntamente com o responsável pelo setor, Ademir Zorzenone, falou que o trabalho é fundamental para melhorar o transporte das produções agrícolas. “São 1,8 mil metros na estrada municipal CDM 172, do Km 7 até a rodovia ‘Fortunato Petrine’, que liga Cândido Mota ao distrito do Frutal do Campo. O objetivo é proporcionar melhoria da infraestrutura do setor agropecuário e de abastecimento”, falou Ferreira.
O engenheiro agrônomo do município, Lázaro Sebastião de Almeida, que presta serviço na Casa da Agricultura, através do ‘Convênio Seiaa’, também acompanhou o serviço. “A parceria é de suma importância e os resultados são altamente positivos para o município. Essa é uma CDM bastante utilizada pelos agricultores e moradores”, explicou.

Melhorando a estrutura
O prefeito Roberto Bueno lembrou que no ano passado, um trecho da mesma estrada havia sido recuperado com recursos do programa ‘Melhor Caminho’. “Foram readequados trechos de 6,96 quilômetros da via e agora estamos complementando mais um trecho, que visa facilitar o escoamento da água e evitar a erosão do solo e assoreamento de rios e nascentes próximas. A estrada é acesso à rodovia SP 266 e importante via de escoamento de safras de cereais e cana-de-açúcar, além de gado de corte, em direção ao distrito de Frutal do Campo”, disse.
“Nosso município é essencialmente agrícola e a estrada vicinal, que está sendo revitalizada, é bastante utilizada pelas famílias produtoras da região. Temos trabalhado na recuperação de várias estradas rurais com recursos próprios, mas precisamos e devemos buscar recursos através de programas do governo, que proporcionam melhores condições para que o pequeno produtor possa se desenvolver, aumentar sua renda e ter maior qualidade de vida no campo”, frisou.
Segundo explicou o prefeito, ‘a recuperação e conservação das estradas facilitam o acesso a serviços como transporte público, saúde e educação’. “Aproveito para agradecer a Câmara de Vereadores por atender a solicitação de abertura de crédito adicional para recebimento do recurso, mais uma vez, trabalho em parceria com beneficio para população”, ressaltou o prefeito.
Ainda segundo ele, ‘o agricultor só tem a ganhar com uma estrada de qualidade’. “São gastos menores com manutenção de caminhão e maquinário, rapidez no transporte da safra, menor perda do produto pelo caminho, enfim, bom para eles e para o município”, finalizou Roberto Bueno.

Ultimas Notícias!