O Sindicato Rural de Cândido Mota divulga a agenda de cursos para o início do mês de fevereiro no município. As capacitações são promovidas em parceria com o Senar e Faesp, com apoio da prefeitura de Cândido Mota, através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (Pat).
Nos dias 06, 07, 10, 11 e 12 de fevereiro, das 8h às 17h, será promovido o curso ‘Primeiros Passos nas Atividades Equestres’.
Os participantes conhecerão sobre educação ambiental, a natureza dos cavalos, a morfologia do cavalo, o bem-estar e saúde do animal, os equipamentos utilizados no cavalo, e sobre a segurança do cavaleiro e amazona. Aprenderão a limpar a cocheira, banhar o eqüídeo, conhecer o local da monta, preparar o conjunto para a monta, executar o deslocamento ao passo, trote, trote elevado e galope, técnicas de lida com o cavalo e a limpar os equipamentos. Além de aprender na teoria, haverá aulas práticas.
O curso é 100% gratuito, com emissão de certificado válido em todo território nacional.
Já nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 8h às 17h, acontece o curso de ‘Prevenção ao Desperdício de Alimentos’, que abordará a educação alimentar e higiene, nutrição e saúde, segurança alimentar e comercialização. A capacitação ensinará algumas técnicas de conservação, como defumação, fermentação, irradiação, açúcar, frio; congelamento e descongelamento de carnes, aves, peixes, congelamento de ovos, pães e bolos, ervas, legumes, congelamento de frutas. Os participantes conhecerão os alimentos que não devem ser congelados e aprenderão a preparar várias receitas com o reaproveitamento de alimentos, como receita do doce da casca do abacaxi, bolo da casca de abóbora, preparar o ragu, patê de talos, etc, além de conhecer algumas formas de reciclagem.
Nos dias 15 e 16 de fevereiro, também das 8h às 17h, será oferecido o curso ‘Boas Práticas Caseiras na Manipulação de Alimentos’. A capacitação abordará as práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo do curso é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
A área de manipulação de alimentos exige que certas regras de higiene sejam seguidas. São as chamadas boas práticas, cuja aplicação pode reduzir o desperdício de alguns produtos e proporcionar um melhor ambiente de trabalho.
Para participar dos cursos é necessário ser maior de 16 anos. Os interessados podem se inscrever através do whatsapp (18) 99615-7868 ou no Sindicato Rural de Cândido Mota, na rua Antônio da Silva Vieira, 562, o centro da cidade.
Decreto cria Prêmio Eunice Paiva de defesa da democracia
Premiação será concedida anualmente pelo Observatório da Democracia da AGU para pessoas que colaborem de forma notória para consolidar o regime democrático no país