O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Escola do Jardim São Francisco representará região na FeCEESP

Unidade de Cândido Mota estará na Feira de Ciências das Escolas Estaduais do Estado de São Paulo

No último dia 10, a escola estadual do Jardim São Francisco, de Cândido Mota/SP, participou da VI Feira de Ciências das Escolas Estaduais da Diretoria de Ensino Região Assis (FeCEE-DER-Assis), apresentando o projeto de iniciação científica intitulado: ‘Desafios no gerenciamento do E-Lixo: um estudo sobre o descarte adequado dos resíduos eletrônicos junto à população de Cândido Mota/SP’.
O evento, que aconteceu no campus da Unesp, contou com 21 projetos de 11 escolas estaduais da Diretoria de Ensino da região de Assis, com a intenção de apresentar ao público presente as pesquisas realizadas pelos alunos.
Os estudantes do 5º ano, Barbara de Souza Silva, Bernardo Peres Santana Caron e Eike Ribeiro Moreno, foram os responsáveis pelo projeto da escola do Jardim São Francisco e contaram com a ajuda da orientadora professora Rosana Gomes e da coorientadora Juliana Colonheze Fontes Munhoz para o desenvolvimento do estudo.
A ideia para a pesquisa surgiu a partir da leitura colaborativa do texto ‘E-lixo – O que é isso?’ (Miranda; Mafort; Moraes, 2018), acerca do qual ponderou-se sobre a conscientização das famílias do município de Cândido Mota/SP em relação a esse problema, considerando que o lixo eletrônico é um dos grandes desafios da atualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, que envolveu a aplicação de um questionário semi estruturado com a comunidade do bairro Jardim São Francisco. Após a análise dos dados coletados, em que foi possível obter informações relevantes sobre a conscientização da população local acerca desse importante aspecto ambiental, realizou-se uma entrevista com o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Cândido Mota e visita à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Recicam) e à Ong ‘Pró Azul’. O objetivo era buscar informações sobre as iniciativas e medidas adotadas por esses órgãos em relação ao descarte adequado de resíduos eletrônicos na cidade.
Segundo os organizadores do estudo, os resultados da investigação evidenciaram a falta de conscientização dos moradores do bairro em relação ao descarte adequado de equipamentos eletrônicos. De acordo com eles, a maioria dos entrevistados demonstrou desconhecimento sobre como e onde descartar esses resíduos corretamente, resultando em práticas inadequadas, como o descarte no lixo comum e o acúmulo desses materiais em suas residências. A entrevista com o secretário municipal da Agricultura revelou que o município ainda enfrenta desafios na conscientização da população sobre o e-lixo, além de ser preciso ampliar os pontos de coleta nos bairros. Embora a existência da Ong Pró Azul seja considerada positiva, sua localização na zona rural representa uma dificuldade para muitos cidadãos que desejam descartar seus equipamentos eletrônicos adequadamente.
Na VI FeCEE-DER Assis, após a apresentação dos projetos, foram divulgados os trabalhos que representarão a Diretoria de Ensino Região Assis na fase II da 9ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais do Estado de São Paulo (FeCEESP), cuja premiação será realizada na cidade de São Paulo. Foram selecionados projetos dentre as Áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicada, Desafios Matemáticos e Linguagens, nas categorias mirim, júnior e master.
O projeto da escola do Jardim São Francisco, na área de ciências da natureza, foi selecionado na categoria mirim.
Estavam presentes no evento a dirigente regional de ensino, Marlene Aparecida Barchi Dib, supervisores de ensino, professores especialistas em currículo de diversas áreas e diversos estudantes e professores das escolas da região.
A equipe gestora da escola de Cândido Mota agradeceu à professora Rosana Gomes, idealizadora do projeto junto aos alunos, à coordenadora de gestão pedagógica Juliana Colonheze, pelo suporte e incentivo, à PEC dos Anos Inicias Lidiane Viana e ao PEC de Ciências Marcus Paulo pelo apoio em todas as etapas do projeto, aos alunos Barbara, Bernardo e Eike, pela coragem e entusiasmo em fazer desse projeto uma experiência única e tão preciosa para suas formações, e às famílias, que não mediram esforços em apoiarem seus filhos nesse desafio. “A todos nosso muito obrigado!”.

Ultimas Notícias!