O prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, sancionou a Lei nº 3885/2024, de 21 de março de 2024, que institui e inclui no calendário do município o ‘Abril Grená’, como mês de prevenção de saúde bucal. O projeto é de autoria da vereadora Elaine Guedes e havia sido aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.
Com a instituição, fica dedicada a última semana do mês de abril para a intensificação de ações de promoção de saúde bucal e prevenção de doenças bucais.
O mês ‘Abril Grená’ poderá contar com atividades para conscientizar a população da importância de manter uma higiene bucal adequada, ter uma alimentação saudável e se abster do tabagismo, fumos variados e bebidas alcoólicas para evitar doenças bucais, além de promover ações educativas e preventivas que ajudem a reduzir a incidência de doenças bucais como cárie dentária, gengivite, doenças periodontais e câncer bucal.
A campanha também terá objetivo de orientar a população sobre a má oclusão e a importância do diagnóstico precoce para evitar seu agravamento, e do aleitamento materno na prevenção dos distúrbios de oclusão; prestar orientações sobre o bruxismo e a halitose; orientar a população sobre a necessidade de consultar um cirurgião-dentista regularmente para prevenção, e a importância do diagnóstico precoce, além do pronto tratamento de doenças bucais; orientar sobre métodos de proteção específica contra as doenças bucais; orientar sobre meios de reabilitação quando necessário; elevar a consciência sanitária da população sobre o câncer bucal, principalmente sobre os fatores que podem levar à doença; promover atividades de educação para prevenção e diagnóstico precoce de doenças bucais e doenças sistêmicas causadas por problemas bucais; além de realizar ações de detecção precoce do câncer bucal, entre outras doenças.
Para atender todos esses os objetivos, a sociedade civil, por meio de membros da comunidade, instituições de ensino, ongs, profissionais de odontologia e Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), poderão realizar eventos relacionados aos temas.
“Para o Sistema de Conselhos Regionais de Odontologia, o maior desafio é a desinformação da população sobre as doenças bucais que podem culminar em doenças sistêmicas, daí a importância da divulgação de informações confiáveis oportunizadas por este mês de prevenção e cuidados à saúde bucal”, destacou a vereador Elaine Guedes.
Viaduto na SP 270 terá Pare e Siga para realização de obras em Salto Grande
Serviços de melhorias terão início nesta segunda e devem ser concluídos até sexta-feira.