Faleceu nesta segunda-feira, 27 de maio, o ex-vereador de Cândido Mota, Alcídio Ribeiro, aos 83 anos. Carinhosamente mencionado como o “10°” vereador na Câmara de Cândido Mota, “Seu Alcídio” deixa à comunidade cândido-motense um legado de dedicação e cidadania. Era apaixonado por sua igreja e pela Câmara de Cândido Mota, e um vasto currículo de participação e ativismo na comunidade o apresenta e o define.
Na Câmara Municipal
Ele foi Presidente da Câmara de Cândido Mota de 1981 a 1982, e mesmo não tendo mais concorrido a cargo eletivo, nunca deixou de se interessar e participar do contexto político de Cândido Mota. Até onde seu estado de saúde permitiu, frequentou todas as sessões ordinárias legislativas, alegrando e inspirando os parlamentares. Como não podia estar presencialmente nas sessões, um servidor da Câmara e amigo pessoal, enviava-lhe o link de acesso para acompanhar os trabalhos do Plenário pelo YouTube. “Até a 7ª Sessão Ordinária, que aconteceu no dia 20, ainda enviei o link para ele”, conta o servidor público Alcir Ferreira Gonçalves. Os vereadores sempre o citavam nas sessões com muito respeito e carinho, gratos pelo seu constante incentivo e reconhecimento pelo trabalho do Legislativo. Brincavam com ele sobre ser o 10° vereador do município”, lembra o Secretário Geral da Câmara, Osvaldo Casado. Seu Alcídio valeu-se de uma oportunidade na lei e conseguiu aposentar-se como vereador. Fazia parte de um grupo de 11 ex-vereadores do estado de São Paulo que era aposentados como tal.
Sua Igreja
Como cristão, dedicou-se a fazer a obra cristã na Igreja Metodista de Cândido Mota. Segundo relatos de irmãos que junto congregava com nosso querido Sr. Alcídio, na comunidade cristão metodista ele teve grande importância, ajudando nos trabalhos e na implantação da Igreja Metodista de Palmital, bem como ficou por muito tempo à frente da Presidência da AMAS – Associação Metodista de Assistência Social, que desenvolve um belíssimo e valioso trabalho com crianças na comunidade. Pelo olhar de seus amigos e irmãos da comunidade cristã, era um homem alegre, com risos longos, e dedicado a sua igreja e à AMAS. Uma servidora da Câmara relata um lindo episódio com ele. “Em um dia chuvoso, terminada a Sessão Ordinária, Seu Alcídio mostrou preocupação ao saber que eu morava em outra cidade e que iria pegar estrada sozinha à noite e com chuva. Perguntou quanto tempo levaria para eu chegar em casa e me disse que ficaria orando por mim até que eu chegasse lá. E na outra sessão, me encontrou e confirmou que ficou orando por mim naquele dia. Fiquei muito grata e surpresa por seu gesto, uma vez que ele pouco me conhecia…”, lembra a Procuradora Jurídica da Câmara, Mônica Passos.
Conselho de Segurança
Alcídio Ribeiro também foi Presidente do Conselho de Segurança Municipal, e incansavelmente buscava soluções para melhorar a situação da segurança pública.
Ao nos despedirmos dessa figura tão carismática e tão presente em nosso meio, o que podemos dizer? Somente reconhecer toda a sua contribuição nessa trajetória e reafirmar nosso carinho e gratidão a esse homem que exerceu de forma plena a sua cidadania.
(Assessoria de Comunicação CMCM)