O estudante Moisés Machado Ricci, de 15 anos, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual ‘Antonio Fontana’, em Frutal do Campo, distrito de Cândido Mota/SP, está entre os 500 alunos selecionados para o programa ‘Prontos pro Mundo’, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que oferece intercâmbio internacional para estudantes da rede pública. Moisés, filho de Elaine e Anderson, e irmão de Josué, que também estuda na mesma escola, se destacou em uma série de avaliações e agora se prepara para embarcar rumo à Nova Zelândia.
O caminho até a conquista foi desafiador. Inicialmente, Moisés foi um dos seis alunos selecionados na escola, com base no desempenho no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2023. A avaliação, que mede o conhecimento em diversas disciplinas, foi o primeiro filtro para escolher os estudantes com maior potencial para participar do intercâmbio. Dos seis selecionados, apenas dois alunos seguiram com o curso intensivo de Língua Inglesa, fornecido pela Wizard by Pearson, que era um dos critérios exigidos para seguir na disputa.
Após a conclusão do primeiro semestre, os alunos realizaram uma prova que determinaria quem conquistaria a vaga. Moisés se destacou entre os candidatos, obtendo a segunda melhor nota da Diretoria de Ensino da Região de Assis. Seu desempenho colocou-o entre os 500 estudantes do Estado de São Paulo selecionados para o programa, que atraiu milhares de candidatos em todo o território paulista.
‘Prontos pro Mundo’
O programa ‘Prontos pro Mundo’, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tem como objetivo proporcionar experiências internacionais de aprendizagem e desenvolvimento cultural para jovens estudantes. A iniciativa visa preparar esses alunos para os desafios globais, estimulando o desenvolvimento acadêmico e pessoal por meio do contato com novas culturas e sistemas educacionais.
A experiência de intercâmbio na Nova Zelândia terá duração de três meses. Durante esse período, Moisés e outros 10 alunos da Diretoria de Ensino de Assis irão frequentar escolas locais, participar de atividades extracurriculares e viver com famílias neozelandesas. Essa vivência permitirá que eles aprimorem suas habilidades linguísticas, ganhem uma compreensão mais ampla do mundo e desenvolvam competências essenciais para o futuro.
A gestão da escola ‘Antonio Fontana’ e toda a comunidade escolar estão orgulhosas da conquista de Moisés. Segundo os professores, ele sempre demonstrou dedicação aos estudos e uma forte determinação em alcançar seus objetivos. O coordenador de Gestão Pedagógica da escola, Roger Angeli, destacou que a conquista de Moisés serve de inspiração para outros alunos: “É um exemplo claro de que o empenho e o foco nos estudos podem abrir portas incríveis. Moisés nos enche de orgulho e, com certeza, representará muito bem nossa escola e nossa região no exterior”.
O intercâmbio também representa uma oportunidade única para Moisés. Além do desenvolvimento acadêmico, ele terá contato com uma cultura completamente diferente, ampliando sua visão de mundo. A Nova Zelândia, conhecida por seu alto padrão educacional e qualidade de vida, será o cenário dessa jornada que promete transformar sua vida.
Moisés embarcará para a Nova Zelândia no início do próximo semestre, e já se prepara para os desafios e as oportunidades que essa experiência proporcionará, mostrando-se grato pela conquista. “Agradeço primeiramente a Deus, por sempre estar comigo, além de meus pais, pelo apoio na vida, e a toda a equipe escolar pelo carinho. Agora é me preparar para os três meses, que, certamente, serão os melhores meses da minha vida”.
Diretoria de Ensino
Além do frutalense Moisés, mais nove estudantes da Diretoria de Ensino de Assis vão ter a oportunidade de estudar e explorar as experiências culturais no Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.
Foram selecionados João Henrique Dutra Prado, da escola Vila do Lago em Tarumã/SP, Bianca Leandro Moreira, da escola ‘Joaquim Gonçalves de Oliveira’ em Cruzália/SP, Júlia Duarte de Queiroz, da escola ‘Teófilo Elias’ em Florínea/SP, Luis Eduardo de Oliveira Silva, da escola ‘José Gonçalves de Mendonça’ em Maracaí/SP, Caio Peres Ernesto da escola ‘Lourdes Pereira’ em Assis/SP, Ana Laura Felli Manarim, da escola ‘Antônio de Almeida Prado’ em Iepê/SP, Raphael Damaceno Botelho, da escola ‘Diva Figueiredo da Silveira’ em Paraguaçu Paulista/SP, Lawynia Araújo Camargo da escola ‘Cláudio de Souza’ em Lutécia/SP e Liliane Nunes da Silva da escola ‘Clybas Pinto Ferraz’ em Assis/SP.