O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Defesa Civil alerta para risco elevado de incêndios e altas temperaturas na região

Mapa de incêndio da Defesa Civil mostra alerta de emergência para a região.

A Defesa Civil de São Paulo, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu um alerta de risco elevado de incêndios para todo o Estado de São Paulo até quinta-feira, dia 26.
A região de Cândido Mota/SP, que teve queimadas e áreas com risco máximo para incêndios na primeira semana de setembro, permanece em alerta pelas altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar (URA), principalmente no período da tarde, previstas para esta semana.
O Mapa de Risco de incêndio, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do estado.
O gabinete de crise montado pela gestão estadual no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE) segue no monitoramento e coordenação das ações de prevenção e combate aos incêndios, com cerca de 15 mil agentes e as 20 aeronaves mobilizados para o enfrentamento aos focos.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199, Polícia Militar 190 e Corpo de Bombeiros 193.

Previsão do tempo
De acordo com o Boletim Meteorológico do IPMet/Unesp, a semana terá tempo estável, com predomínio de sol e pouca nebulosidade em todo o estado de São Paulo, devido à atuação de uma massa de ar seco.
As temperaturas estão elevadas até quinta-feira, dia 26, pois a aproximação e passagem de uma nova frente fria ocasiona formação de nebulosidade na sexta-feira, dia 27, com ocorrências de chuvas isoladas sobre o Estado de São Paulo.
Para a região de Cândido Mota/SP, as temperaturas devem ficar na faixa dos 39° C, com URA abaixo dos 20%.

Recomendações para a população
Com risco elevado para queimadas e previsão de tempo quente e seco, são recomendados cuidados com a saúde, que incluem hidratação constante, proteção do sol e cuidado com a alimentação. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano fica entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.
Esse tempo seco pode levar a problemas respiratórios, cansaço, dor de cabeça, narinas e olhos ressacados. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias, como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros.

(Com informações do G1)

Ultimas Notícias!