O biomédico cândido-motense Luiz Henrique de Moura, o ‘Mourinha’, acaba de ser chamado para fazer parte do Dasa – Diagnóstico da América SA. Trata-se do maior grupo de diagnóstico da América Latina e o 5º maior do mundo. Ele irá atuar em todo interior de São Paulo como assessor científico.
O Dasa já foi denominado Laboratório Clínico Delboni Auriemo SA, empresa de diagnóstico médico de reconhecimento mundial sediada no Brasil. Ele também opera uma unidade de teste de alimentos, publicidade, serviços de recursos humanos e entidades de pesquisa. De acordo com Mourinha, grandes empresas de saúde e laboratórios como Delboni, Álvaro Apoio, Gene One diagnósticos em Biologia Molecular, fazem parte do grupo.

Após o convite, Luiz Henrique de Moura passou a atuar em todos os laboratórios da região que abrange de Sorocaba a Presidente Prudente. O profissional passou a ser referência na assessoria cientifica e treinamentos desde a fase pré-analítica até interpretações laboratoriais.
Segundo o biomédico, que é especialista em análises clínicas e mestre em saúde coletiva, além de atuar na docência do ensino superior em Assis e Bauru, a ‘assessoria faz parte da realização de um sonho’. “Atuo em laboratórios de análises e patologia clínica desde 1990, através dos ensinamentos de seu pai, também biomédico, Dr. José dos Santos Moura”, disse.
Ainda de acordo com Mourinha, ‘atualmente os exames laboratoriais são diversificados e a biologia molecular, através dos exames genéticos, estão muito avançados, cada vez mais sofisticados’. “E isso faz com que a interpretação dos exames seja uma importante ferramenta de saúde para toda população”, ponderou.
E prosseguiu: “Veja bem, o grande diferencial nesta pandemia foi justamente o diagnóstico da Covid-19, por exemplo. Atuar em análises clínicas, através de treinamentos, coletas, orientações de exames analíticos e na prevenção, faz toda a diferença na qualidade de vida das pessoas”.
“O exame de PCR (RT-PCR/ DNA), por exemplo, em conjunto com os exames mais tradicionais e comuns, pode prevenir inúmeras doenças, e fazer com que a pessoa se cuide mais e evite, através das orientações, algumas patologias. Esta reação permite a amplificação de qualquer sequência de DNA de uma amostra de material biológico como o sangue, a urina, outros fluidos corporais, o cabelo e fragmentos teciduais. Esse é um dos exemplos da mais moderna medicina que podemos ver hoje, e que estará presente em nossas vidas, de forma cada vez mais presente e preventiva”, completou o biomédico e professor.