A Prefeitura de Cândido Mota/SP, através da Secretaria Municipal da Saúde, participa neste sábado, dia 13, do ‘Dia D’ da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Das 9h às 16h, a Unidade Básica de Saúde ‘Alceu de Lima’ (UBS Central), estará realizado a imunização dos grupos prioritários contra a Influenza.
Confira os grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
- Professores
- Pessoas em situação de rua
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros e trabalhadores portuários
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade
Vacinação nas Escolas
Em parceria com Secretaria Municipal da Educação, o município também estará realizando neste dia 13 de abril, das 9h às 16h, a vacinação contra a gripe fazendo a atualização da carteirinha de vacina na comunidade escolar. A ação acontece nas escolas municipais ‘Helena Pupim Albanez’, ‘João Leão de Carvalho’ e ‘Olga Breve Alves’.
Para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade com os imunizantes ofertados na multivacinação infantil, a vacinação no âmbito escolar é uma estratégia com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e reduzir doenças imunopreveníveis.
Confira as vacinas que serão ofertadas para a administração conforme a faixa etária e o tipo de ensino:
Para crianças de 2 meses até menores de 5 anos de idade (ensino infantil): Poliomielite inativada (VIP), Poliomielite oral (VOP), Penta (DTP/Hib/HB), Tríplice viral, Febre amarela, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Hepatite A, VORH (Rotavírus), Varicela, Covid-19 e Influenza.
Para crianças acima de 5 anos e adolescentes (Ensino infantil, fundamental e médio): Febre Amarela, HPV e Meningocócica ACWY.
A participação de todos é fundamental para o fortalecimento da imunidade coletiva e proteção. Não deixe de vacinar! Leve a carteirinha de vacinação, CPF e cartão SUS.