A Secretaria Municipal da Saúde de Cândido Mota/SP, através do Departamento de Vigilância em Saúde, promoveu no último dia 25, no auditório do Centro Vocacional ‘Frei Paulino’, mais uma importante ação, dessa vez sobre o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
O treinamento foi focado aos enfermeiros responsáveis das unidades de saúde e colaboradores que manuseiam esses resíduos infectantes/contaminantes em Cândido Mota.
O objetivo do plano é minimizar os riscos, reduzindo os resíduos perigosos, garantir a saúde desses trabalhadores para evitar riscos de acidentes de trabalho, conscientizar sobre o descarte correto divididos em grupos A, B, C, D e E conforme contempla a Resolução CONAMA 358 de 29/04/2005 e a RDC 222 de 28/03/2018.
Cândido Mota possui nove unidades municipais geradoras de resíduos de serviços de saúde (Posto Central, Farmácia Municipal, Caps, Santa Casa, UBS Jardim Aeroporto, UBS São Judas, ESF Nova Alexandria, ESF Frutal do Campo e PAS Porto Almeida).
A elaboradora do plano, Rosalina Tieme Doi, da Vigilância Sanitária, iniciou o treinamento explanando o objetivo, suas responsabilidades, o diagnóstico situacional, tipos de resíduos, abrigos externos, manuseio, segregação, acondicionamento.
Esses resíduos são coletados semanalmente por uma empresa credenciada que trata, descontamina, descaracteriza e descarta corretamente, seguindo a legislação vigente.
A enfermeira da Vigilância Sanitária, Catarina, explicou os riscos desses resíduos de serviços de saúde, a classificação, grupos, símbolos, higienização correta das mãos, descarte, prevenção de acidente de trabalho.
“Agradecemos ao Centro Vocacional ‘Frei Paulino’ pelo espaço, às equipes de saúde e a todos os envolvidos nesse treinamento. Nosso compromisso é conscientizar e acolher os trabalhadores da saúde de forma humanizada e contínua”, concluiu o prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’.
Secretário do Estado reabre Câmara Setorial de Açúcar, Etanol e Bioenergia durante a Coopershow
Guilherme Piai participa nesta terça-feira, 28 de janeiro, da cerimônia de abertura do maior evento de agronegócio na região do Vale do Paranapanema, em Cândido Mota.