O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Cândido Mota tem ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo e febre amarela neste sábado

Unidade de Saúde Central ‘Alceu de Lima’ estará aberta das 8h às 17h para campanha, visando facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

No próximo sábado, dia 15, a Unidade de Saúde Central ‘Alceu de Lima’, em Cândido Mota, estará aberto das 8h às 17h para campanha ‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e febre amarela, visando facilitar o acesso dos pais e responsáveis.
O público-alvo da vacina contra o sarampo é crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade, que precisam receber duas doses da tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo). É importante comparecer ao posto de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.
Nesse mesmo dia também será disponibilizada a vacina contra febre amarela (atenuada) para toda a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal. Atenção para as crianças com 4, 5, 6 e 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço.
A vacina contra febre amarela leva dez dias para garantir proteção efetiva; é fundamental para pessoas que vão circular em áreas verdes no carnaval, por exemplo. Aos que tomarem a vacina em período inferior a dez dias a viagens com esse perfil, recomenda-se que evitem adentrar áreas de mata e usem repelentes e roupas compridas e de cor clara para reforçar a prevenção.
Para a secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana, “é necessário ressaltarmos a importância da vacinação como medida mais eficaz contra a doença. É muito importante apresentar a carteira de vacinação para verificação e o cartão SUS”.
E completou: “Infelizmente após ter sido considerado eliminado no Brasil, o sarampo voltou a registrar casos no país em 2018. O impulso para o retorno da doença foi a entrada de casos importados e a baixa cobertura vacinal no país. As pessoas com sintomas de sarampo devem procurar imediatamente as Unidades de Saúde ou a Santa Casa de Cândido Mota. Os sinais incluem febre e exantema (erupção geralmente avermelhada na pele), acompanhados de um ou mais sintomas, como conjuntivite, tosse e coriza”.
O prefeito Roberto Bueno também falou sobre a vacinação. “É de extrema importância o comparecimento para atualização da carteira vacinal. Além de evitar diversas doenças, contribui para qualidade de vida de todos”, disse.

Ultimas Notícias!

CM debate estratégias e ações de prevenção à dengue

Estiveram presentes representantes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Transporte, Educação, Negócios Jurídicos, Finanças, Gabinete, Esportes e Assistência Social, da Defesa Civil, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Procon, Santa Casa e Rotary Club

Leia mais »