No próximo sábado, dia 15, a Unidade de Saúde Central ‘Alceu de Lima’, em Cândido Mota, estará aberto das 8h às 17h para campanha ‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e febre amarela, visando facilitar o acesso dos pais e responsáveis.
O público-alvo da vacina contra o sarampo é crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade, que precisam receber duas doses da tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo). É importante comparecer ao posto de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.
Nesse mesmo dia também será disponibilizada a vacina contra febre amarela (atenuada) para toda a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal. Atenção para as crianças com 4, 5, 6 e 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço.
A vacina contra febre amarela leva dez dias para garantir proteção efetiva; é fundamental para pessoas que vão circular em áreas verdes no carnaval, por exemplo. Aos que tomarem a vacina em período inferior a dez dias a viagens com esse perfil, recomenda-se que evitem adentrar áreas de mata e usem repelentes e roupas compridas e de cor clara para reforçar a prevenção.
Para a secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana, “é necessário ressaltarmos a importância da vacinação como medida mais eficaz contra a doença. É muito importante apresentar a carteira de vacinação para verificação e o cartão SUS”.
E completou: “Infelizmente após ter sido considerado eliminado no Brasil, o sarampo voltou a registrar casos no país em 2018. O impulso para o retorno da doença foi a entrada de casos importados e a baixa cobertura vacinal no país. As pessoas com sintomas de sarampo devem procurar imediatamente as Unidades de Saúde ou a Santa Casa de Cândido Mota. Os sinais incluem febre e exantema (erupção geralmente avermelhada na pele), acompanhados de um ou mais sintomas, como conjuntivite, tosse e coriza”.
O prefeito Roberto Bueno também falou sobre a vacinação. “É de extrema importância o comparecimento para atualização da carteira vacinal. Além de evitar diversas doenças, contribui para qualidade de vida de todos”, disse.
Pat de Cândido Mota anuncia curso de Formação de Tratorista exclusivo para mulheres
Treinamento teórico e prático é oferecido pela Novamerica a moradoras de Cândido Mota, Frutal do Campo, Tarumã e Florínea.