A celebração de ação de graças pelo Dia de São José, realizada na noite desta terça-feira, dia 19, na igreja São José, na vila Pires, em Cândido Mota/SP, reuniu grande número de fiéis. A missa foi presidida pelo pároco, frei Décio Pacheco Bezerra. “Essa é uma celebração muito especial, pois marca o dia do pai adotivo de Jesus, aquele que Deus escolheu para caminhar ao lado do Mestre, e que o educou e o ensinou uma profissão. José é patrono da igreja, das famílias, dos trabalhadores. Enfim, foi um homem santo e obediente a Deus. Por isso foi escolhido para ser o pai do Salvador”, disse frei Décio. Ele parabenizou a comunidade pela organização da festa e agradeceu a presença dos fiéis. “Parabéns a todos que prepararam essa festa tão linda, e obrigado a todos que participaram desta celebração”.
Devoção
São José foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479. São Francisco de Assis e, mais tarde, Santa Teresa d’Ávila, foram grandes santos que ajudaram a divulgar a devoção a São José. No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja, pelo Papa Pio IX. No ano de 1889, o Papa Leão XIII, num de seus grandes documentos, exaltou as virtudes de São José.
O Papa Bento XV declarou São José como o patrono da justiça social. Para ressaltar a grande qualidade e poder de intercessão dele como trabalhador, o papa Pio XII instituiu uma segunda festa em sua homenagem, a festa de ‘São José Operário’, em 1 de maio.