A ideia das disciplinas eletivas é que o aluno tenha novas possibilidades de atuação, experimente novos caminhos, e consiga projetar com maior solidez seu projeto de vida. Assim tem acontecido nas aulas da escola estadual José dos Santos Almeida’, o ‘Grupinho Integral’, com temas que vêm ao encontro das necessidades dos jovens.
A eletiva ‘Criativo e Empreendedor, sim senhor!’ se fortalece a cada dia, e na última semana, contou com a participação especial de parceiro Sicredi. A aula, ministrada pela gerente geral da agência em Cândido Mota, Maria Angélica Sordi da Silva Rocha Loures, teve dois momentos. “Iniciou-se com um pequeno bate papo sobre educação financeira ainda na escola, cujo objetivo foi enfatizar que a maneira como lidamos com nosso dinheiro é fator determinante para a nossa qualidade de vida, com desdobramento na própria agência do Sicredi, apresentação e demonstração da prática profissional”, disse a equipe de professores.

A disciplina eletiva ‘Lixo Extraordinário’ teve a presença de Sebastião Mendes, artista plástico autodidata nacional e internacional. Ele nasceu em Cáceres, no Mato Grosso. Com seu talento, aos 10 anos descobriu a pintura, saindo de Mato Grosso para melhores salas de exposições de arte do mundo, apresentando suas obras em diversos países.
O artista realizou demonstrações práticas de pintura e a partir das técnicas apresentadas, os alunos produziram suas telas inspirados no talento do artista. “Foi uma aula extraordinária e de muita realização para todos os envolvidos”, explicaram.

Na eletiva ‘Aprendendo a EnvelheSer – Ativa Idade’, a atração ficou por conta da oficina de sensibilização. Os alunos vivenciaram na prática as dificuldades de uma pessoa idosa. “Experiência fantástica que foi realizada no estádio municipal ‘Benedito Pires’, com participação do casal José e Hilda Mazanti, e gravação da TV Tem.

Mais uma disciplina eletiva de destaque é ‘Alons-y – Vamos à França!’. Nela, os alunos têm contato com a cultura e língua francesa, situações que estão contribuindo para que eles ampliem seu repertório, motivando-os a buscar novos conhecimentos além dos muros da escola.
“E assim tem sido em todas as vivências nas disciplinas eletivas de nossa escola, aonde, com muita criatividade e esforço, alunos e professores se destacam, descobrindo-se e acima de tudo, abrindo novos caminhos e construindo seu futuro”, disse a diretora Eliane Belavenutti.