Na terça-feira, 9 de abril, o Anfiteatro Antonio Merisse, na Unesp de Assis, foi palco do 7º Encontro do Dia Mundial da Saúde, um evento de grande relevância que reuniu diversas instituições.
O Encontro é uma iniciativa da gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis, por meio do Ambulatório Médico de Especialidades – AME Assis e que nesta edição teve como parcerias as instituições: Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap, Conselho Municipal de Saúde, Hospital Regional de Assis, Departamento Regional de Saúde/ DRS-IX Marília, Universidade Paulista – Unip/Assis, Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA e Universidade Estadual Paulista-UNESP, campus Assis.
Com o tema “Minha saúde, meu direito”, profissionais e autoridades promoveram discussões cruciais sobre o acesso a um atendimento de qualidade e ações impactantes na sociedade, que levam a este objetivo.
Antes do início, uma convidada muito especial se apresentou: a escritora e poetisa Fellina realizou uma intervenção artística e compartilhou ideais e sua história de luta para a construção de uma coletividade mais igualitária.
Após a apresentação, representantes de todas as entidades parceiras compuseram a mesa oficial de autoridades.
Em sua fala de abertura, o provedor da Santa Casa de Assis, Dr. Arnaldo Thomé, ressaltou a importância de um debate próspero para elencar as principais necessidades da população, divulgar os direitos dos cidadãos e compartilhar histórias e momentos inspiradores, que ressaltam a necessidade e eficiência do Sistema Único de Saúde – SUS.
“Como Provedor da Santa Casa de Assis posso afirmar que enfrentamos diversos desafios diariamente para garantir o direito e acesso à saúde de qualidade a toda parcela da população. Este evento é de suma importância para compartilharmos ideias, desafios e encontrarmos os problemas e avançarmos nas melhorias de uma maneira geral, sempre com o objetivo de um acolhimento digno e eficaz a todos”, disse Dr. Thomé.
Palestrantes
O 7º Encontro em lembrança ao Dia Mundial da Saúde contou com um grande público, formado especialmente por profissionais e estudantes ligados à área. Todos acompanharam atentos às explanações dos membros da mesa temática reconhecidos pela experiência e compromisso na luta para a garantia de direitos e do melhor acolhimento aos usuários SUS.
Gisele Gutierres, Diretora Técnica de Saúde – GVE XIII ASSIS, fez a mediação entre os componentes da mesa e a condução do evento, que inicialmente contou com os comentários do Dr. Sérgio Campanharo, Promotor de Justiça, apresentando abordagens legais e éticas fundamentais para garantir o bem-estar dos munícipes, além da sua visão para tornar o acesso aos tratamentos e exames mais justo para toda a parcela da comunidade.
Logo após, Magali Belotti, Articuladora da Atenção Básica DRS IX Marília discutiu sobre os trabalhos voltados às políticas públicas e garantias de direito à saúde.
Por fim, Cátia Auxiliadora Ribeiro, Agente de Saúde desde 1999, realizou uma apresentação recheada de histórias emocionantes e trouxe valiosos conhecimentos sobre o papel fundamental dos profissionais da atenção básica no relacionamento com a população, especialmente àquela inserida em uma condição de vulnerabilidade social.
Após as explanações, o público compartilhou perguntas e ideias, enriquecendo ainda mais o debate. Para encerrar a noite memorável, uma das atividades de destaque foi a exibição do vídeo ‘Ouvir com Amor’, produzido pelo AME Assis, que destacou experiências exitosas da sua Ouvidoria.
O 7º Encontro do Dia Mundial da Saúde foi um marco importante na reflexão e diálogo entre as instituições, permitindo uma socialização de ideias de diferentes setores da sociedade em prol de um bem comum: o acesso universal e equitativo aos serviços de saúde.
(Assessoria de Comunicação)