Os professores do 5º ano da rede municipal de ensino participaram das formações com a professora Sylvia Helena Belavenutti Magrinelli ao longo do primeiro semestre, e desenvolveram oficinas em sala de aula, que finalizou com a escolha do poema nas escolas e posteriormente o texto que irá representar a cidade de Cândido Mota na próxima etapa.
A escola municipal ‘Olga Breve Alves’ realizou nessa semana a premiação para alunos selecionados em cada sala de aula, além de divulgar o primeiro lugar da unidade escolar. Estiveram presentes alunos, professores, familiares, assessores pedagógicos e o secretário municipal de Educação e Cultura, Celso Josepetti.

As professoras Andreia Chadi Mendes Ferreira, Michele Aparecida Vasconcelos, Maria Olivia Martins e Débora Cristina Moreno de Oliveira acompanharam seus alunos na leitura do poema. Foi classificada em quarto lugar, com o poema ‘A Lagoa’, Mariana Alves Firmino da Gama, respectivamente ‘O Sol Nascente’, de Igor Dominato, seguido por ‘Pedacinho de Chão’ de Ellen Francisca Leme da Silva e em primeiro lugar, ‘O Passeio de Bicicleta’ de Nathan Romeu Gonçalves Cerqueira. Os alunos foram premiados com medalhas e kits escolares.
O assessor pedagógico Danilo da Silva Virgolino parabenizou a todos os professores, ‘pois foi todo o trabalho desenvolvido ao longo da trajetória escolar que permitiu vivenciar tal momento’. Em especial, saudou as professoras dos 5º anos, que ‘desenvolveram as oficinas com tanto empenho, seguida da notícia que o poema escolhido para representar o município de Cândido Mota na etapa estadual é do aluno Nathan, da escola Olga Breve Alves’.
A escola toda vibrou e parabenizou o amigo pela conquista. A família, emocionada, agradeceu. A professora Michele Vasconcelos disse que ‘foi um trabalho gratificante e que a notícia recebida demonstra bem isso’. “Foi um momento emocionante e fundamental para toda equipe da escola Olga Breve Alves e de Nova Alexandria. É um momento que reflete todo o trabalho espetacular realizado por anos. Gratidão a todos pela dedicação e gostaria de parabenizar todos os alunos que nos enche de orgulho. Não poderia deixar de agradecer a presença dos familiares, que têm papel fundamental na vida de nossos alunos. O aluno Nathan Romeu Gonçalves foi selecionado em primeiro lugar de nossa escola, concorrendo com todas as escolas do município. Nossa felicidade foi ainda maior quando recebemos e-mail dizendo que o poema do Nathan, aluno da professora Michele Aparecida Vasconcelos, foi selecionado para etapa estadual”, falou Silvana Manfio Aznar, diretora da escola ‘Olga Breve Alves’.
“A Frase do educador Paulo Freire retrata muito bem quando ele diz ‘A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas e pessoas transformam o mundo’. A partir dessa frase podemos analisar o real papel de uma escola na comunidade. Podemos dizer que esse jovem, Nathan Gonçalves, já está fazendo a diferença não só na sua vida pessoal e familiar como também de todos ao seu entorno. Um exemplo a ser seguido. Parabéns! A vida roda, roda, roda”, falou o secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti.

O Passeio de bicicleta
A roda da bicicleta
roda, roda, roda
roda a roda sem parar.
passando por todo lado a observar.
Olhando para frente,
seguindo um caminho diferente.
em uma nova rota,
entro em Cândido Mota.
Roda, roda, roda
roda a roda sem parar.
Rodando pelo caminho
conhecendo um novo lugar.
Próximo ao portal, um bondoso Cristo
de braços abertos
esperando alguém chegar
para poder abraçar.
Roda, roda, roda
roda a roda sem parar
rodando pelo caminho,
conhecendo um novo lugar.
Chegando no meio da cidade,
se vê algo que traz felicidade.
uma construção singela,
mas por dentro muito bela.
Uma igreja muito amada,
que acolhe com ternura
aquele que entra nela,
ouve a sua oração com doçura.
Á sua volta fica uma praça,
com um jardim que é uma graça
bem pertinho uma sorveteria
e os sorvetes tem sabor de alegria.
Roda, roda, roda
roda a roda sem parar.
Rodando pelo caminho,
conhecendo um novo lugar.
Passa pela linha do trem
aqui ele não mais vem,
lugar abandonado
locomotiva só passava no passado.
Roda, roda, roda
roda a roda sem parar
rodando pelo caminho,
conhecendo um novo lugar.
Andando pela cidade
da vermelha terra
tão vermelha quanto rubi,
tão vermelha quanto sangue de guerra.
Roda, roda, roda
roda a roda sem parar
rodando pelo caminho,
conhecendo um novo lugar.
Para a bicicleta ao entardecer,
olhando o sol se pôr
vem a lua e as estrelas ao anoitecer,
como é belo o céu do interior.
Autor: Nathan Romeu Gonçalves Cerqueira