O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Escritora tarumaense disputa prêmio nacional de literatura

Poema 'Refugiados', de Roseli Correa da Silva, foi selecionado no 5º concurso literário Prêmio Absurtos de Poesia 2024 - Poesia que Salva, da Editora Absurtos.

As nuances suaves do eu-lírico poético atenuadas pela forte presença da realidade coletiva, onde a arte imita a vida, são os traços do poema ‘Refugiados’, da escritora tarumaense Roseli Correa da Silva, que foi selecionado no 5º concurso literário Prêmio Absurtos de Poesia 2024 – Poesia que Salva, da Editora Absurtos.
Os versos de ‘Refugiados’, foram selecionados entre centenas de escritos enviados e fará parte de 351 poemas selecionados, que agora serão preparados, editados e publicados no livro ‘Poesia Salva’.
O poema também já participou da 2ª edição do ‘Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes’, no dia 29, em Porto Feliz/SP.
“A leitura e a escrita têm o poder de nos levar a lugares não imagináveis e quando se vê, está se participando de encontros como esse festival onde a ideia é que o público se sinta caminhando por uma vila onde os artistas estão vivendo, trabalhando e ensaiando”, enfatiza a escritora de Tarumã/SP.
Participar de grupos de estudo ‘Literatura em cena’ e ‘Literatura’ na graduação na Unesp – Universidade Estadual Paulista – tem sido de grande importância no estimulo e troca de experiência literária, conforme explica a escritora. “Desenvolver o gosto pela literatura vem também de estímulos e para isso participar do grupo de literatura na Unesp, tem sido de grande valia. É um espaço que permite conhecer escritoras renomadas e de grande bagagem como Nilma Lacerda (Professora da UFF-Universidade Federal Fluminense), sem contar a troca de experiências com jovens dos grupos do curso de Letras e os mais experientes da turma da UNAT – Universidade Aberta à Terceira Idade, projeto que tem a frente a renomada professora Eliane Galvão e a doutoranda Cecilia Barchi”.

Da esq. para dir. Cecília Barchi, doutoranda da Unesp, a escritora Roseli Correa, escritora e professora carioca Nilma Lacerda e a coordenadora do curso de literatura Eliane Galvão

Histórico
O trabalho com a escrita já vem de algum tempo. Desde palavras de acalento a uma viagem a universo infantil, além da experiência anterior com poesia com a participação que tive no livro ‘Liberdade – Antologia de Poesia Livre’ (Editora Chiado).
Pedagoga de profissão, Roseli tem dois livros de autoria própria publicados. ‘Você tem a resposta – Encontros e Segredos’ (Editora Aleluia-2018-64p.) é uma reflexão sobre os dias atuais e palavras de afago e carinho.
Em 2020 a escritora se aventurou no universo infanto juvenil ao lançar ‘Animalete’ (Editora Aleluia-2020-24p.) ao trazer o encantamento da personagem ‘Gigi’ e suas peripécias na pequena cidade estruturada com dois poderes, o executivo e o legislativo e habitada por animais com atitudes humanas, como o prefeito felino bigodudo chamado ‘Godofredo’, Seu ‘Chico’, o chimpanzé chapeleiro, ‘Tico’, o coelho ajudante, entre outros.
“Os desafios do dia a dia são enormes. Mas com muita determinação e resiliência vamos superando os desafios e agregando novas obras para a posteridade literária”, finaliza Roseli.

Ultimas Notícias!