Acontece neste domingo, dia 28, no estádio municipal ‘Benedito Pires’, em Cândido Mota/SP, o 1º Torneio de Futebol Duelo de Titãs. O evento esportivo irá homenagear o esportista cândido-motense Hélio Arruda, o ‘Campeão’ e contará com a presença de ex-craques de futebol. Foram confirmadas as presenças de Leandro ‘Guerreiro’ (São Paulo, Grêmio, Vasco e Corinthians), Claudinho (Noroeste, União Barbarense, Cerro Porteño do Paraguai), Osmar ‘Cambalhota’ (Palmeiras), Galeano (Palmeiras) e Wendel (Palmeiras).
Os jogos têm início às 8h30, com São Vicente e Amigos do Bar do Chacall, e às 9h30 jogam Almoção e Lupércio/SP. Às 10h30 acontece um jogo festivo entre os Amigos do Hélio Arruda e Amigos Paulinho Vilas Boas. Logo após, às 11h30, o Marinense de Itambaracá/PR joga contra a Usina Pary e às 12h30, a equipe da Pinguela enfrenta o Estrela.
Será proibida a entrada com bebidas no torneio, que é realizado pela Família Arruda e Amigos com apoio da Cerveja Moinho Real, Drogarias FarMais, Vilas Boas Terraplanagem, Cinco Zero Cinco Gráfica e Comunicação Visual, MM Materiais de Limpeza, Esquinão Lava Car, Fernandinho Lanches e Porções, Toy Restaurante, Casa de Carnes do Pisca, Prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo, e jornal e portal O Diário do Vale.
O ‘Campeão’, um ícone do futebol na região
O cândido-motense Hélio Arruda, o ‘Campeão’, é o ícone do futebol de várzea da região. Filho de Palmira Leite e Urias Arruda, ele nasceu na água do Pary Veado, zona rural de Cândido Mota, na divisa com Palmital, onde ganhou a paixão pelo futebol.
Foi no ‘campo da usina’ que o ‘Campeão’ jogou pela primeira vez, antes de atuar pelas equipes profissionais do União Bandeirantes e Matsubara, ambas do Estado Paraná.
Hélio Arruda é grande incentivador do futebol amador de toda região, responsável em marcar os ‘duelos’ entre os times do Estado de São Paulo e norte do Paraná desde as décadas de 1980, tudo de forma voluntária. E ainda, aos 77 anos, entra em campo com os ‘compadres’ que atuam ao seu lado no time Máster do Arruda, equipe que já disputou inúmeros jogos, destacando os principais, contra os profissionais do Matsubara, o Desafio ao Galo, campeonato amador na cidade de São Paulo criado pela TV Record, e um jogo no Paraguai.
Hélio Arruda, é uma lenda viva, apaixonado pelo futebol e que tem todo respeito dos esportistas de Cândido Mota e região.
Ele é casado com Mariana Borges dos Reis Arruda, e pai de Rafael ‘Pisca’, Rodrigo e Eliana.