O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Fuzis apreendidos em aeroporto seriam entregues em Assis

Peças que compõem pelo menos 30 fuzis foram apreendidas durante fiscalização da Receita Federal no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas/SP.

A Receita Federal apreendeu no dia 18 de março, durante fiscalização no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas/SP, diversas peças de armas, que unidas compõem pelo menos 30 fuzis. As partes dos armamentos estavam divididas em 14 cargas diferentes, provenientes dos Estados Unidos, e tinham como destino a cidade de Assis, no Estado de São Paulo, Duque de Caxias no Rio de Janeiro, Florianópolis e Palhoça em Santa Catarina, e Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Algumas peças de armas estavam alocadas em prensas hidráulicas e outras mercadorias, com falsa declaração de conteúdo.
A Receita Federal seleciona as cargas para fiscalização com base em levantamento de dados que indicam a necessidade de uma análise mais detalhada nas mercadorias. A seleção para fiscalização tem foco, entre outros, no combate a ilícitos, na identificação de mercadorias perigosas ou proibidas, bem como barrar tentativas de fraude.
No caso de importação de armas, suas partes e peças, cabe destacar que a operação deve ser controlada pelo Comando do Exército. Para casos específicos, a autorização do órgão deve ocorrer antes do embarque de tais mercadorias no exterior. Além disso, a importação de armas, partes e peças é vedada, se realizada pelo serviço postal ou similares. No caso dos armamentos apreendidos pela Receita Federal, a tentativa de importação ocorreu pela remessa expressa, o que a torna proibida. Nas fiscalizações de remessa expressa, a Receita Federal ainda conta com o apoio das empresas de courier.
O caso será investigado pela Polícia Federal.

Ultimas Notícias!