A comitiva da diocese de Assis chegou terça-feira ao Panamá para participar da Jornada Mundial da Juventude, que começou dia 22 e segue até este dia 27. O papa Francisco chegou ontem. Mais de 100 mil jovens de todo o mundo estão participando do evento. “Vamos acompanhar e rezar por todos os participantes da diocese de Assis e do mundo inteiro que estão participando da Jornada Mundial da Juventude”, disse ontem o padre Anderson Santana Cunha, pároco de Florínea coordenador da comitiva diocesana na capital panamenha.
Ele está no evento com um grupo de jovens de Florínea, da Comunidade Caminho Neocatecumenal, e representantes de outras cidades da região.” O prefeito de Florínea, Paulo Eduardo Pinto, o ‘Duda’, enviou mensagem aos membros da comitiva e ressaltou a importância dos jovens participarem da Jornada da Juventude. “Que Deus abençoe vocês jovens nesta viagem e que possam aproveitar cada segundo para que o nome do nosso Deus seja exaltado”, disse o prefeito de Florínea.
A Jornada Mundial da Juventude, um dos maiores eventos católicos do mundo, reúne participantes de 156 países, entre os dias 22 e 27 de janeiro. Os jovens passarão cinco dias de oração e muito conhecimento sobre a fé católica e questões que assolam a juventude e a evangelização. Segundo a organização, o evento reúne mais de 100 mil peregrinos, entre ele 480 bispos. Os organizadores disseram ainda que 380 bispos darão catequeses em 156 salas próprias para isso. As conferências acontecerão em 25 idiomas. Cerca de 22,5 mil voluntários estão trabalhando na jornada. Os países com o maior número de participantes são a Colômbia, o Brasil, a Costa Rica, o México e a Polônia. Há também 2,5 mil jornalistas credenciados para a cobertura do evento.
Abertura
A missa de boas-vindas aos peregrinos foi celebrada pelo arcebispo do Panamá, primeira diocese em terra firme do continente americano. Em sua homilia, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, recordou aos jovens o exemplo de disponibilidade aos planos de Deus de Maria, Mãe de Jesus e afirmou que a santidade é possível.
O papa Francisco desembarcou perto das 16h30 (hora local) desta quarta-feira, dia 23, e permanecerá no país até o próximo domingo, dia 27. O primeiro discurso público do pontífice está previsto para a manhã desta quinta-feira, dia 24, no palácio presidencial, onde Francisco fará uma visita de cortesia ao presidente da República. O papa ainda participa de missas, encontro com religiosos, jovens e voluntários.