A CTG Brasil concluiu no último dia 8 de novembro a operação de desmobilização de construções irregulares localizadas em áreas de preservação permanente (APPs) no reservatório da Usina Hidrelétrica Capivara, na cidade de Florínea/SP. Todo o material retirado foi descartado no aterro sanitário do município.
Na ação, que contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental, do Ministério Público e do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), foram desmobilizados 25 ranchos, 10 banheiros, 11 passarelas e outras estruturas utilizadas para apoio à pesca. Cerca de 20 viagens de caminhão foram necessárias para fazer a remoção de materiais e a limpeza das áreas, destinadas à conservação ambiental. Ao todo, foram retirados 420 metros cúbicos de material das margens do reservatório da Usina Hidrelétrica Capivara.
Na primeira etapa da operação, realizada entre setembro e outubro, as equipes identificaram e fixaram adesivos, notificando os responsáveis sobre as condições irregulares das edificações e da necessidade de desmobilização voluntária dessas estruturas.
A empresa promoveu amplo trabalho de conscientização junto aos responsáveis, e a resposta foi bastante positiva, com ampla adesão: 23 do total de 25 intervenções identificadas e notificadas contaram com remoção voluntária pelos responsáveis.
“Intervenções irregulares fomentam a pesca e a caça predatória e podem gerar desequilíbrio ambiental. O fator educativo de ações como essa é importante e certamente deixará lições para outras operações com foco na conservação das áreas de preservação permanente, além de reforçar nossa preocupação com o meio ambiente”, afirma Ivan Toyama, gerente Fundiário da CTG Brasil.
Para contribuir com a preservação dos recursos naturais e garantir o uso múltiplo de todos seus reservatórios, a CTG Brasil mantém também o programa “Espaço Legal”, um guia cujo principal objetivo é orientar comunidades do entorno dos reservatórios sobre a ocupação regular e o uso correto dessas áreas. O guia está disponível para download no site da CTG Brasil.
(Assessoria de Comunicação)