Há exatamente um ano o Centro Vocacional ‘Frei Paulino’ firmou uma parceria com o Sicredi Paranapanema PR/SP, a fim de desenvolver na instituição a metodologia do programa de responsabilidade social da cooperativa, o programa A União Faz a Vida. “Durante esse ano, muitas coisas boas aconteceram, como as capacitações e assessorias para toda equipe e o desenvolvimento de nove projetos com as crianças e adolescentes, que foram protagonistas durante todo o processo de aprendizagem e, com isso, ampliaram seus conhecimentos sobre determinados assuntos de forma lúdica, prazerosa”, disse a coordenadora da entidade, Damares Zardetto de Lima.
De acordo com a diretora administrativa Camila Martins Moreira, ‘ter a metodologia do programa dentro da instituição é um grande privilégio’. “Após um ano, podemos dizer que a parceria vai continuar produzindo bons frutos; por isso a nossa gratidão ao programa”, enalteceu.
Para marcar o primeiro ano da parceria, foi realizada uma capacitação da equipe do Centro Vocacional com a equipe de Assessoria Pedagógica do Programa A União faz a Vida, com direito a bolo de aniversário e a visita do ‘Abelhão’, mascote e símbolo do programa do Sicredi, que visitou as crianças e adolescentes atendidas pela instituição, e fez a alegria de todos.
Segundo a gerente da agência do Sicredi em Cândido Mota, Maria Angélica Sordi da Silva, ‘A União faz a Vida’ é o principal programa de responsabilidade social do Sicredi. “E ele é desenvolvido no Centro Vocacional, aqui em Cândido Mota. Isso é um orgulho para nós. Nesse ano os protagonistas, educadores sociais e alunos desenvolveram atitudes e valores de cooperação e cidadania, fazendo assim um movimento transformador para si, para suas famílias e para a comunidade cândido-motense. É justamente essa multiplicação que fortalece cada dia mais a parceria e a rede de apoio. O programa foi criado em 1995, com mais de 280 mil crianças e adolescentes envolvidos nos projetos nas mais de 1.908 entidades participantes em sete estados brasileiros”, explicou a gerente.
A direção do Centro Vocacional, por sua vez, acredita que ‘todos os projetos foram e são importantes’. “Mas o tema saúde e bem estar/alimentação saudável, teve um gesto concreto que fez toda a diferença, com o plantio de um canteiro de alface na horta da entidade. Foi emocionante, pois as próprias crianças plantaram e puderam mais tarde, saborear as verduras nas refeições oferecidas na entidade”, disse Camila Moreira.
E prosseguiu: “Em nome de toda a diretoria do Centro Vocacional, agradecemos ao Sicredi pela parceria. Temos certeza que em 2020, muito mais vai ser realizado, através da metodologia do programa e impactando positivamente a vida das 450 crianças e adolescentes atendidas pela instituição”, finalizou a diretora da entidade.
Pat de Cândido Mota anuncia curso de Formação de Tratorista exclusivo para mulheres
Treinamento teórico e prático é oferecido pela Novamerica a moradoras de Cândido Mota, Frutal do Campo, Tarumã e Florínea.