A preocupação com os casos de dengue no município é constante. Para ampliar a conscientização sobre a prevenção e combate, a Prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Vigilância em Saúde, em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Recicam) e as secretarias de Obras e de Agricultura, iniciou uma mobilização na segunda-feira, dia 8.
Durante a ação, serão realizadas visitas nas residências dos bairros vila Judas, Conjunto Habitacional ‘Sebastião Borges’, vila Alpina, jardim das Palmeiras, jardim Aeroporto e vila Pires. As equipes estarão orientando os moradores sobre a importância de separar os materiais e sua relação direta com os casos de dengue.
“O objetivo da ação é conscientizar a população para o descarte correto dos materiais inservíveis, que em sua maioria, são materiais que podem ser encaminhados para a coleta seletiva”, disse a secretária da Saúde, Vânia Cavalcante, que completou: “Além da equipe realizando as visitas, também há um carro de som para chamar atenção da população”.
O prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, destacou a importância da coleta seletiva para Cândido Mota. “Embora o serviço de coleta seletiva atenda todos os bairros da cidade e distrito, muitos moradores ainda desconhecem o que pode ser separado e os dias em que a coleta passa em seu bairro, por isso, estamos intensificando a divulgação destas informações, que também nos ajudará no combate ao mosquito aedes aegypti”, destacou Eraldo.
Coleta Seletiva
Os materiais que podem ser encaminhados para a coleta seletiva são: garrafas pet, vidros e garrafas, alumínio, metais, plásticos, embalagens longa vida, papel e papelão.
“Durante a rotina de visitas dos agentes de controle de vetores, muitas vezes são encontradas larvas em materiais que poderiam ter sido encaminhados para a coleta seletiva. Outro fator é que a separação correta, contribui também para reduzir a contaminação do meio ambiente e ainda para gerar renda para muitas pessoas, já que todo material coletado é encaminhado para a Recicam, que atualmente conta com a participação de 40 colaboradores”, concluiu o prefeito de Cândido Mota.
Calendário da Coleta Seletiva
SEGUNDA FEIRA: Centro, vila Marim, vila Nova, vila Vera Cruz, vila Gazola, vila Lima, vila Gaspar, vila Operária, vila Assunta, Green Park.
TERÇA FEIRA: Santa Clara, jardim Paraíso, jardim Bela Vista, jardim Santa Lúcia, jardim Santa Terezinha, jardim Tangará, residencial Itália, vila Garrido, parque Lourival, parque Santa Cruz e residencial Santa Cruz.
QUARTA FEIRA: vila Munhoz, vila Cavina, vila Dias, jardim São Francisco, São Roque, Sol Nascente, residencial Atlanta, vila Pires, jardim das Palmeiras, jardim Aeroporto e jardim das Flores.
QUINTA FEIRA: Bella Vitta, vila Alpina, vila São Judas, Conjunto ‘Sebastião Borges’, jardim São Geraldo, jardim Alvorada, jardim Vitória, Parque dos Pássaros.
SEXTA FEIRA: jardim Betânia.