O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Profissional de psicologia realiza trabalho voluntário aos colaboradores da Santa Casa de Cândido Mota

Psicóloga Jaqueline Pedroso com a colaboradora da Santa Casa Silvia Francch

Trabalhar na área da saúde é para pessoas resistentes e com força de vontade, conscientes de que o seu dia a dia é uma batalha a favor da vida, ainda mais para quem vivencia a rotina dentro de uma unidade hospitalar. É de grande importância proporcionar apoio psicológico aos profissionais da saúde, pois atuam com diversas questões ao longo da jornada de trabalho, acarretando grande carga emocional.
O benefício do apoio psicológico vai além de manter o colaborador engajado para uma melhor assistência aos usuários, também contribui efetivamente para o equilíbrio pessoal de cada indivíduo, que consegue manter a mente com mais foco, uma vez que há um lugar de escuta a ele, a fim de que seu sofrimento psíquico possa ser aliviado, evitar o estresse do cotidiano e melhorar a capacidade de atenção, podendo assim, lidar com os conflitos que o trabalho impõe, uma vez que a ação diária é com vidas.
Um profissional de psicologia em unidades hospitalares traz conforto, pois é um espaço onde o colaborador pode ser ouvido sem qualquer julgamento ou conceito. Com isso, melhora o compromisso na resolução de conflitos internos inerentes das relações humanas.
E, é com esse pensamento que a Santa Casa de Cândido Mota, em parceria com a profissional de psicologia Jaqueline Pedroso (CRP 06/174992), tem proporcionado períodos de reflexões, de conversas, de ter um momento só do colaborador, há quase um ano, voluntariamente, por consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Sou profissional da saúde e tive o privilégio de receber atendimento na Santa Casa de Cândido Mota, entidade na qual trabalho há quase 15 anos. Foi oferecido a todos os colaboradores que quisessem ser atendidos. Considero indispensável a presença de uma psicóloga em unidades de saúde, para atender os profissionais que aplicam técnicas para melhoria da saúde ou mesmo restabelecendo a vida,” contou uma colaboradora da instituição.
Para a Santa Casa de Cândido Mota, ‘uma boa saúde mental traz um estado de bem estar a cada pessoa, contribuindo e proporcionando viver de maneira plena, que envolva vários aspectos do físico’.

A profissional
A profissional Jaqueline Pedroso, é mãe, psicóloga e apaixonada pelo poder que a psicologia tem em transformar histórias. “Acredito que a atenção psicológica pode te ajudar a viver uma vida mais tranquila e saudável, pois quando você realmente se conhece, consegue fazer escolhas mais assertivas e, lidar de forma positiva com as suas emoções”, disse.
E prosseguiu: “Atuo profissionalmente na área clínica e desde maio de 2021, realizo trabalho voluntário na Santa Casa de Cândido Mota, dando suporte aos profissionais da saúde, que dentre os muitos temas trazidos por eles, o que mais surgiu e ainda surge, é a morte”.
De acordo com a psicóloga, a pandemia ‘realmente aproximou as relações das pessoas com a morte, mais do que a finitude que acompanha dia a dia, sem se dar conta’. “Essa relação trás com ela, o medo, o pavor, o desespero, uma profunda tristeza, a culpa, o desamparo, dentre muitos outros sentimentos”, frisou.
Ela lembrou que também teve casos de covid na família. “Com a morte do meu pai, senti de fato a dor que tanto era e ainda é trazida nas sessões. Então, se você está passando por isso ou conhece alguém que está vivenciando, não deixe de buscar pelo processo terapêutico. Eu também busquei!”, ressaltou ela.
E completou: “Não deixe de se escutar, não guarde tudo para si mesmo. Se permita sentir e vivenciar essa dor. Você não precisa passar por isso sozinho. Procure por um profissional competente”.
A psicóloga clínica Jaqueline Pedroso atende na rua Ângelo Pípolo, 1209, na vila Munhoz, em Cândido Mota. seus contatos são: Whatsapp: (18) 99740-3606 e Instagram: @jaquespedroso.

Ultimas Notícias!