A prefeitura de Cândido Mota através Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Cooperativa de Catadores de Reciclável e Coleta Seletiva, a Recicam, não farão a coleta de resíduos recicláveis no município de 23 a 27 deste mês. “Iremos organizar o barracão de triagem para acomodar e processar os resíduos já coletados. Agradecemos a compreensão de todos e também a cooperação que só tem aumentado por parte da população”, falou a presidente da cooperativa, Maria de Loreto Cavalcante Passareli.
O barracão de triagem fica no anel viário Eduardo Mazzanatti, na água do Miranda, próximo ao Centro de Distribuição da Rede de Supermercados Avenida. Os materiais recebidos e coletados são pet de plástico, sacolas plásticas, papelão, papel, jornal, caderno, livros, vidro, latas de alumínio, ferro, alumínio, caixa de leite tetrapark, embalagem plástica, recipiente de plástico, raio x e resíduo eletrônico (pilhas, celulares, televisores, CPU, câmeras fotográficas e impressoras).
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Paulo Moreira, é possível reduzir e melhorar o aproveitamento do lixo produzido. “Para isso existe a coleta seletiva, primeiro e mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, já que o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo. Primeiro é preciso pensar em todas as maneiras de reduzir o lixo, reaproveitar o que for possível e só depois pensar em enviar materiais para reciclar”, disse.
Ele explicou que essa forma de atuação é chamada de ‘3 Rs’, a letra inicial de cada uma das palavras-chave. “A coleta seletiva é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Dessa maneira, possibilitamos maior aproveitamento do resíduo, que antes era descartado, e como consequência do seu não aproveitamento aumentaria a quantidade de lixo, causando grandes problemas ambientais”, informou o secretário, adiantando que o calendário da coleta continuará normalmente a partir do próximo dia 30.
Calendário da Coleta a partir do dia 30
Cidade
• Segunda-feira: Centro, vilas Operária e Assunta
• Terça-feira: Parques Santa Cruz I e II e Lourival; jardins Santa Clara, Paraíso, Santa Terezinha e Tangará; Vila Dias
• Quarta-feira: Centro, jardins Betânia, Cavina, Munhoz, São Francisco, São Roque, Sol Nascente, Aeroporto, Manoel Inácio Dias, das Flores e Palmeiras; vilas Pires e Assunta.
• Quinta-feira: Jardins São Geraldo, Vitória e Sebastião Alves Borges; vilas São Judas Tadeu e Nova
• Sexta-feira: Centro, vilas Operária e Assunta
Distritos
• Segunda-feira – Quinzenal: Distrito Frutal do Campo e Santo Antonio do Paranapanema, o ‘Porto Almeida’
• Sexta feira – Semanal: Distrito de Nova Alexandria