O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Renan esclarece tarifa da água e ressalta que Saae não aumenta conta desde fevereiro de 2024

Renan Menão reuniu o diretor do Departamento de Finanças Marcelo Dantas dos Santos e o leiturista Paulo Roberto de Campos para explicar sobre as cobranças de água e esgoto e reafirmar que não tem havido qualquer aumento nas tarifas nos últimos 11 meses

O secretário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cândido Mota, o Saae, Renan Matta Menão, esclareceu nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro, sobre a conta de água e reafirmou que desde fevereiro de 2024 não há qualquer reajuste nas tarifas de água e esgoto no município.

Ele reuniu o diretor do Departamento de Finanças Marcelo Dantas dos Santos e o leiturista Paulo Roberto de Campos, que explicaram sobre as cobranças de água e esgoto e reafirmaram que não tem havido qualquer aumento nas tarifas nos últimos 11 meses

De acordo com Marcelo Santos, o último reajuste nas tarifas de água e esgoto aconteceu em fevereiro de 2024, por decreto. “Pode acontecer as vezes uma discrepância na conta, mas tudo precisa ser esclarecido; cada caso é um caso. Todavia, quando percebe algo estranho, o cidadão deve ir pessoalmente ao Saae e levar a conta para esclarecer qualquer situação”, disse.

E prosseguiu: “É importante que o consumidor busque informação pra saber se está havendo vazamento, se o cidadão recebeu uma visita em casa e se isso provocou aumento no consumo, as vezes o leiturista não conseguiu acessar o relógio de medição. Enfim, de qualquer forma tudo está especificado na conta. Se o cidadão encontrar algo estranho, deve buscar informação no Saae, que todos os funcionários terão a maior paciência em atender e esclarecer se há algum problema”.

Sobre a leitura, o funcionário Paulo de Campos esclareceu que a partir da implantação da leitura simultânea, tudo que há no consumo e está no marcador, vai para a conta. “Não há como criar números, é o numero do hidrômetro que estará sendo cobrado do cidadão. Não tem como ser cobrado nada além. E isso é real e verdadeiro”, frisou o funcionário.

Por sua vez, o secretário Renan Menão esclareceu, no caso do esgoto, que há três tipos de tarifa que podem ser cobradas do usuário, de acordo com normas gerais de cobrança de órgãos do segmento. “Essa cobrança pode ser de 80%, 90% ou 100% do consumo da água. Em Cândido Mota, optamos pela menor cobrança, de 80%. E o valor mínimo da tarifa da água é de R$ 30,80”, disse.

“Portanto, não há aumento desde fevereiro de 2024. E para que isso fique claro é que convoquei esse esclarecimento, para que tudo fique muito claro para os cidadãos cândido-motenses”, completou.

Ultimas Notícias!

CM debate estratégias e ações de prevenção à dengue

Estiveram presentes representantes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Transporte, Educação, Negócios Jurídicos, Finanças, Gabinete, Esportes e Assistência Social, da Defesa Civil, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Procon, Santa Casa e Rotary Club

Leia mais »