O vereador de Cândido Mota, Wilian Zimerman, o ‘Churrão’, representou o município no 3º Encontro da Juventude Paulista, realizado nesta terça-feira, 29 de abril, na cidade de São Carlos/SP. Um dos maiores encontros estaduais voltados às juventudes paulistas, o evento contou com participantes de 180 municípios, reunindo gestores públicos, especialistas e autoridades para discutir e fortalecer a agenda jovem no Estado.
Churrão esteve ao lado de grandes lideranças, como Juliano Borges – Presidente do Conselho Estadual da Juventude e Coordenador Estadual da Juventude -, e de jovens engajados, um verdadeiro marco de troca de ideias, aprendizado e inspiração.
“Foi um momento enriquecedor! Conhecer novos projetos e fortalecer nossa luta por políticas públicas voltadas à juventude é essencial para construirmos um futuro melhor”, disse o vereador cândido-motense.
Ele agradeceu ao presidente da Câmara, Vinícius Nascimento, por apoiar sua participação nesse encontro tão importante para o desenvolvimento da juventude de Cândido Mota.
Encontro
Promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria da Subsecretaria da Juventude, o evento trouxe como tema central ‘Governança e Gestão de Políticas Públicas de Juventude nos Municípios’, para capacitar gestores, ampliar os canais de participação e incentivar a criação e o fortalecimento de Conselhos Municipais de Juventude.
A programação incluiu painéis, palestras e rodas de conversa com prefeitos, vereadores, secretários e representantes de juventude de diversas regiões. Os debates foram desde o protagonismo juvenil nas Câmaras Municipais até a importância dos conselhos como instrumentos reais de participação cidadã.
“Estamos dando protagonismo aos jovens ao fomentar a criação de espaços institucionais de escuta, ação e decisão nos municípios paulistas. São mais de 800 pessoas mobilizadas para pensar o futuro com participação ativa das juventudes”, destacou Juliano Borges, coordenador estadual da Subsecretaria da Juventude.
O Encontro já passou por Jundiaí (2023) e Catanduva (2024), consolidando-se como referência na capacitação e articulação de gestores públicos comprometidos com o fortalecimento das políticas de juventude nos municípios.